O trabalho precisa das Mulheres

Segundo dados do Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (CAGED), entre 2015-2022, houve um aumento de 60% da participação feminina no setor de tecnologia. Apesar deste crescimento, em 2022, em levantamento feito pela Brasscom, as mulheres representavam cerca de 20% dos cargos na área.

Sabe-se hoje que a sobrevivência e a prosperidade estão fundamentalmente associadas à cooperação. Mesmo que em uma visão Darwinista se alegue que a competição nos leva à adaptação, e esta à inovação, é importante lembrarmos que o processo evolutivo é fruto de um trabalho coletivo de diversas “individualidades” cooperando entre si.

Podemos ver a cooperação agindo em todos os níveis da nossa realidade, incluindo nas estruturas fundamentais da matéria. De forma simplista, um átomo é composto por duas partes principais: um núcleo central, que age como aquele que tudo agrega, tudo organiza, e tudo atrai; e por elétrons espalhados em órbitas ao redor deste núcleo, desempenhando muito bem o papel de desbravadores, de aventureiros, de expansionistas. Estas duas partes, cooperando e agindo em equilíbrio, são responsáveis pela formação de tudo que conhecemos. 

Não é por acaso que inúmeros e influentes psicanalistas defendem que estas duas energias, a que agrega e a que expande, coexistem simultaneamente dentro de cada um de nós, e que o correto equilíbrio entre elas é necessário para o sucesso de qualquer empreendimento humano, incluindo nós mesmos.

De fato, desde a antiga Grécia diversos sábios já trabalhavam com esta idéia. Lá surgiu o conceito de Eros, expressando a psiquê da receptividade, da totalidade e da agregação, e também o conceito de Logos, expressando a psiquê mais identificada com o poder, com o pensamento, com a ação e com a expansão. Convencionou-se chamar a psiquê que agrega de feminina, e a psiquê que expande de masculina.

A intensidade da manifestação destas duas psiquê nos seres humanos tem raízes antropológicas, e podem variar de indivíduo a indivíduo, inclusive de formas mais abrangentes e não binárias, mas o fato é que houve uma associação direta das mulheres àqueles aspectos mais relacionados à psiquê feminina, assim como uma associação direta dos homens àqueles aspectos mais relacionados à psiquê masculina.

Lares, times, empresas, e sociedades prósperas são aquelas que contém de forma equilibrada indivíduos que expressem aspectos destas duas psiquê, agregadoras e expansionistas, coração e mente, amor e razão. Mas do ponto de vista profissional, engana-se quem diz que as mulheres precisam do trabalho, pois, na verdade, é o trabalho que precisa das mulheres.

Com sua superior e inequívoca proximidade da natureza, seu realismo intuitivo, e sua habilidade infalível para detectar as falácias da mera intelectualidade, as mulheres sempre exerceram uma papel de superioridade natural, uma posição central e basilar, na família, na comunidade e na sociedade. Sendo hoje chamadas a contribuir também na “margem externa”, e a desenvolverem uma carreira profissional, é necessário que as empresas estejam preparadas para acolhê-las.

Como as mulheres raramente abandonam seus postos de mães, esposas, e filhas, o desenvolvimento de programas de formação específicos e em horários alternativos, jornadas de trabalho reduzidas, formatos de trabalho flexíveis, licenças maternidade estendidas, e planos de benefícios adequados à realidade fisiológica e psicológica particulares das mulheres são apenas algumas das iniciativas que as empresas podem adotar para atrair e reter novas colegas de trabalho, principalmente naqueles setores da atividade humana onde ainda há uma pequena representatividade feminina.

Embora estejamos acompanhando uma escalada da inteligência artificial em todas as áreas, é importante nos lembrarmos que não é a máquina que está substituindo o ser humano, mas na verdade é o ser humano que estava deslocado, fazendo o papel da máquina. Com os empregos cada vez mais se tornando cognitivos e humanizados, fica difícil pensarmos em um futuro próspero sem a inclusão cada vez maior das mulheres no mercado de trabalho. Nosso desafio é fazermos com que este processo seja tão bom para as mulheres como será para as empresas e para a nossa sociedade.

Anterior
Anterior

Educação Profissionalizante

Próximo
Próximo

Low-Code: Uma estratégia para acelerar o seu negócio