A escassez de talentos

Em uma área onde os conhecimentos precisam ser atualizados em média a cada 2 anos, as previsões para o futuro não são nadas animadoras. Com as tecnologias digitais impulsionando a demanda para cima, estimasse que até 2030 a falta de mão de obra especializada deva alcançar os inimagináveis 85,2 milhões de postos de trabalho no mundo.

Algumas iniciativas já foram  tomadas na direção de evitarmos este apagão de talentos, mas é importante entendermos que a educação tradicional não dará conta de tanta demanda, pelo simples fato de que endereça apenas a parcela da população que pode se dar ao luxo de tomar riscos financeiros em prol da sua formação profissional, sendo necessário atacarmos este problema a partir de novos ângulos.

A aquisição do conhecimento não é monolítica

A aquisição do conhecimento não é algo monolítico, binário, mas sim é algo que possui uma gradação, ou seja, que varia e evolui pouco a pouco, do grau mais baixo, o desconhecimento completo, até o grau mais alto, o domínio, a proficiência sobre determinado assunto.

Acontece que os desafios profissionais também não são monolíticos. A maioria esmagadora das atividades podem ser divididas em tarefas menores, organizadas em diversos graus de complexidade, as quais exigem determinados graus de conhecimento para serem executadas.

Times compostos por pessoas com diferentes graus de conhecimento trabalham melhor

O ideal é montarmos equipes heterogêneas, compostas por pessoas com distintos graus de conhecimento, cada uma executando as tarefas adequadas ao seu momento. Desta forma criamos espaço para acomodarmos mais pessoas, damos pista para todos evoluírem seus conhecimentos, e ainda criamos o senso de unidade e pertencimento, onde cada indivíduo colabora para o crescimento dos demais.

Criação de uma base de talentos e programas de treinamento especializado precisam estar no core de todas as empresas

Os programas de capacitação especializada para a base da pirâmide precisam estar no core de todas as empresas, pois removem os entraves financeiros para a formação acelerada de novos talentos, reduzem os custos e aumentam a competitividade das empresas no mercado, trazem diversidade para o quadro de colaboradores e oxigênio de novas idéias para a empresa, e ainda contribuem para mudar para a melhor a vida de inúmeras pessoas que buscam por uma oportunidade para iniciarem as suas carreiras profissionais.

A BePRO pode ajudar empresas a evitarem a escassez de talentos

No enfrentamento do desafio de evitar o apagão de talentos, auxiliamos as empresas fornecendo dois tipos de serviços independentes e complementares: a consultoria para o criação dos programas internos de formação de base de talentos; e os serviços de treinamento e capacitação nas modernas e atuais plataformas tecnológicas do mercado.

Nosso serviço de consultoria é composto pela execução do nosso framework de formação de base de talentos organizado em 4 grandes etapas assim denominadas: diagnóstico, desenho, implantação, e acompanhamento.

Já no serviço de treinamento, a BePRO fica a cargo de encontrar os candidatos, selecioná-los, e treiná-los nas disciplinas e áreas específicas, alinhadas ao plano de formação de base de talentos estabelecido pela empresa. Em nosso modelo, todos os programas de treinamento são totalmente gratuitos para os participantes, sendo integralmente pagos pelas empresas que buscam criar suas bases de talentos. Todas as aulas de treinamento contêm conteúdo oficial de teoria e prática, ministradas em horário comercial, em um período de 4-6 semanas.

“Nosso compromisso não é apenas formar talentos, mas formar profissionais que possam liderar futuras transformações e inovações nas empresas ao redor do globo.”

— Leandro Torres, BePRO CEO